Advertisement

Receita grátis - Amigurumi - Polvinho do amor

 Que tal você treinar seus pontos e ainda ajudar um projeto lindo como o Projeto Octo Brasil?

Polvo - amigurumi
Polvinhos que fiz para doar.

O Projeto Octo começou na Dinamarca em 2013, quando um grupo de voluntárias começou a fazer polvinhos de crochê para doar para bebês prematuros em unidades de tratamento intensivo neonatais, onde os bichinhos confortam os bebês. O primeiro hospital que passou a usar os polvinhos (Hospital Universitário Aarhus) verificou que os bichinhos melhoram o sistema respiratório e cardíacos dos bebês. A semelhança dos tentáculos com o cordão umbilical parece trazer calma e conforto para os pequenos superarem a UTI.

O Projeto Octo Brasil funciona da seguinte maneira: voluntárias produzem polvinhos conforme receita única seguindo as especificações do projeto e envia os amigurumis para as embaixadoras, que verificam se os polvinhos seguem os padrões e as medidas oficiais, higieniza cada um com todo carinho, e entrega os polvinhos para hospitais parceiros. Você pode fazer parte das voluntárias e doar sua produção.

Caso você não saiba fazer amigurumis, mas quer ajudar, você pode doar linhas e fios 100% algodão, enchimentos de fibra siliconada anti-alérgica para as embaixadoras para que elas encaminhem para as voluntárias. Para saber o endereço da embaixadora mais perto de você, entre em contato com eles pelo facebook ou pelo instagram do projeto.

Vou colocar a receita aqui para você poder participar desse trabalho lindo. Os pontos tem que ser apertados para que o enchimento não saia quando lavar e possa prejudicar os bebês. Como são para bebês prematuros, os olhos e bocas devem ser bordados e não pode usar olhos de segurança.


Abreviações:

- corr = correntinha

- pbx = ponto baixíssimo

- pb = ponto baixo

- aum = dois pontos baixos no mesmo ponto base

- dim - unir dois pontos base em um ponto baixo

- AM - anel mágico

Caso tenha dúvidas em fazer alguns pontos, sugiro ver o post Primeiros passos - Amigurumi / Crochê que tem vídeos explicativos para todos eles. 


Material Utilizado:

- Novelo de fio de algodão mercerizado (100%), entre elas: Anne Círculo tex 295 (fio duplo),  Bella Fashion Pingouim tex 295 (fio duplo), Bella Pingouin tex 370 (fio único), Camila Fashion tex 300 (fio duplo), Charme Círculo tex 378 (fio único),  Amigurumi Círculo tex 492 (fio único).

- Agulha 2,5 ou 3 mm

- Fibra siliconada anti-alérgica

- um marcador de pontos

- linha de tapeceiro n. 16

Nível: Fácil


Receita:

Corpo

Trabalho em espiral.

1 - 6 pb no AM - 6

2 - (1 aum) x 6 - 12

3 - (1 pb, 1 aum) x 6 - 18

4 - (2 pb, 1 aum) x 6 - 24

5 - (3 pb, 1 aum) x 6 - 30

6 - (4 pb, 1 aum) x 6 - 36

7 a 14 - 36 pb (8 carreiras) - 36

15 - (4 pb, 1 dim) x 6 - 30

16 e 17 - 30 pb (2 carreiras) - 30

18 - (3 pb, 1 dim) x 6 - 24

19 e 20 - 24 pb (2 carreiras) - 24

21 - (2 pb, 1 dim) x 6 - 18

22 - 18 pb - 18

23 - (7 pb, 1 dim) x 2 - 16

24 - 16 pb

Nesta carreira se iniciam os tentáculos. Para segurança dos bebês os tentáculos quando esticados devem medir no máximo 22 cm quando esticados. Caso fique acima, diminua o número de correntes da receita para adaptar.

Passo a passo do Polvinho com as medidas adotadas para doação para o Projeto Octo Brasil.

25 - 1 pb, 50 correntinhas, vire, faça aumento (2 pb) ou aumento triplo (3 pb) até voltar à base. 1 pb no próximo ponto do corpo. Repetir 7 vezes para fazer os 8 tentáculos. Finalizar com pbx, cortar o fio e arrematar.

Base

1 - 5 pb no AM - 5

2 - (1 aum) x 5 - 10

3 - (1 pb, 1 aum) x 5 - 15

Finalize com pbx, deixando fio para unir com a cabeça antes de estufar.

Não se esqueça de bordar os olhos e a boca.

Para quem prefere a receita gráfica, trago o projeto que a artesã Mayara Alencar fez. Também é ótimo para você aprender a ler uma receita gráfica, comparando-a com a receita escrita do post.

Receita gráfica do polvinho, sem a base. Fonte: Projeto Octo Brasil.


Receita grátis - Polvinho amigurumi
Salve esse pin em seu pinterest.

Postar um comentário

0 Comentários