Advertisement

Primeiros passos - Amigurumi / Crochê

Para fazer um amigurumi bem lindo você tem que treinar bastante seus pontos. Como? Tecendo e tecendo, treinando e treinando. Então que tal uns vídeos que reuni no youtube para aprender os pontos básicos para produzir seus próprios projetos?

Primeiros passos para fazer seu Amigurumi
Para começar: agulha de crochê, novelo de fio e disposição!! Fonte da Imagem: Banco de fotos - Canva


Pegando na agulha e no fio

Cada um desenvolve sua própria pegada na agulha e na forma de passar a linha pelos dedos de forma, de modo a tensionar o fio do novelo. Eu já vi várias maneiras diferentes de deixar os dedos, mas eu só me adaptei a que mostro na foto, onde eu intercalo os dedos, mas no mindinho eu dou uma volta para ajudar a tensionar o fio que vem no novelo para a minha mão. E para a agulha eu pego como uma caneta, no entanto já vi outras pegadas. Para canhotos, a pegada é diferente. Vou listar vídeos de outras pessoas para facilitar que vocês achem o que for o ideal para vocês.

Passando fio de croche na mão
Minha forma de passar o fio de crochê na mão. 

Pegando a agulha de crochê
Minha pegada na agulha de crochê.

Vídeo passando o fio na mão - Dica da Solange Lima
Vídeo de diferentes pegadas da agulha - Valéria e Mariana Borges
Vídeo com pegada para canhotos - Alice Arteira


Correntinha - corr

Correntinha é o ponto inicial de crochê que é utilizado para fazer algumas partes de um amigurimi. O vídeo do Ateliê da Maria Rê é muito bom para você aprender.



Ponto Baixíssimo - pbx

O ponto baixíssimo não tem "altura", sem laçadas na agulha, fica praticamente uma correntinha sobre a outra. Também é chamado de ponto invisível, porque ele fica bem pertinho do ponto de base do projeto. Ele é bastante usado para fechar carreiras circulares. O vídeo da JNY crochê mostra como você faz esses pontos.




Ponto Baixo - pb

É o ponto básico dos amigurumi, e é o mais usado nos projetos. Para fazê-lo, é necessário ter uma base, seja as correntinhas ou o anel mágico. O vídeo do Ateliê Maria Rê é super didático.




Ponto Baixo em Relexo - pbr

O Ponto baixo em relevo difere do tradicional porque se laça os pontos base de forma diferente. Não encontrei nenhum vídeo decente no Youtube, mas a imagem abaixo me ajudou a aprender como fazer este ponto.
Como fazer ponto baixo em relevo, tanto passando pela frente quanto por trás. Fonte da imagem: Falando de crochê



Aumento - aum & Diminuição - dim

O aumento é usado para incluir pontos no projeto, colocando dois pontos (baixos, meio ponto alto, ponto alto...) no mesmo ponto base. Quando não indicado você deverá fazer dois pontos no mesmo ponto base, mas em alguns casos você vai ver aumento triplo, onde você vai colocar três pontos no mesmo ponto base, ou mesmo aumento quádruplo, para colocar quatro pontos no mesmo ponto base. 

Já a diminuição é usada para subtrair pontos no projeto, unindo dois pontos bases em um único ponto. Nos amigurumis é utilizada a diminuição invisível, onde você use dois pontos usando as alças da frente de dois pontos base, assim o enchimento fica mais escondido.

Usando essas duas técnicas, você dá formas para seu amigurumi.

O Vídeo do Ateliê MariaRê é um dos mais didáticos para você aprender.





Meio Ponto Alto - mpa

O Meio Ponto Alto é usado no amigurumi mais para fazer cabelo e roupinhas. O vídeo da Círculo é direto ao ponto e bastante didático.




Ponto Alto - pa

O ponto alto é um dos pontos básicos que você vai precisar para fazer seu amigurumi. É pouco usado, mas em algumas partes ele fará a diferença para o seu projeto. Para te ensinar, trago mais um vídeo do Ateliê MariaRê por ser bastante didático e claro.




Ponto Alto Duplo - pad

O ponto alto duplo que serve para decorar seu amigurumi. Trago o vídeo da Círculo que vai direto ao ponto.





Ponto Alto Triplo - pat

O ponto alto triplo nada mais é que dar mais uma laçada na agulha antes de ir ao ponto base. Veja o vídeo da Liana Ribeiro para você aprender.





Anel Mágico - AM

Todo amigurumi tem um anel mágico em alguma parte de seu corpinho, quando a receita for um projeto circular ou espiral, deixando o miolo do projeto bem justinho. É um dos "pontos" base do amigurumi. O vídeo do canal Aprendendo Crochê mostra como é fácil fazer esse "ponto". Ela faz o AM para projeto circular, subindo para a segunda carreira usando um ponto baixíssimo fechando o AM e duas correntinhas para iniciar e dar altura para a segunda carreira. Em projetos em espiral, você não terá essas correntinhas no seu projeto.




Anel Mágico Invertido - AMI

O Anel Mágico Invertido, também chamado de Falso Anel Mágico, é usado para fechar seu amigurumi, principalmente em projetos circulares ou espirais. É usado na última carreira, onde todos os pontos são de diminuição, servindo também como arremate. Ele é feito com a agulha de tapeçaria, para finalizar a peça. Veja no vídeo da Jéssica Santos como é fácil de fazer.



Front post Slip Stitch - fpslst

Não conheço o nome deste ponto em português e ele apareceu na tradução que fiz para a casinha de gengibre para o Natal. No vídeo abaixo mostra como ele é bem fácil de ser feito.



Front post Treble Crochet - fptr

Também não conhecia este ponto (e não sei o seu nome em português). O vídeo abaixo mostra como é fácil de fazê-lo.




Pontos básicos para Canhotos

O canal Ateliê Mirele Crochê fez um vídeo mostrando passo a passo dos pontos Correntinha, Ponto Baixo e Ponto Alto para canhotos. Pegando essas dicas, basta adaptar os demais pontos para a mão esquerda, contando o número de laçadas que os destros fazem do a mão direita.




Outros Pontos

Outros pontos podem ser utilizadas na receita do seu amigurumi, como o ponto Bolha para fazer um nariz mais fofinho de uma boneca. Para encontrar um ponto que não listei aqui, já que o crochê tem uma grande variedade de pontos, sugiro que você faça a busca em vídeos no youtube, para facilitar o aprendizado. 


Salve esse pin em seu Pinterest.

Postar um comentário

0 Comentários