Advertisement

Dicas para fazer seu Amigurumi

 Pra quem tá começando agora, ou já tem certa experiência, uma dica ou outra a mais no seu acervo pessoal é sempre bom ter ao alcance, afinal quanto mais você puder otimizar do seu tempo para produzir o seu amigurumi, melhor você vai conseguir administrar outras funções, já que estamos vivendo no mundo das redes sociais sempre ativas para atrair clientes e ter uma renda extra maior.

Bonecas feitas em amigugumi. Fonte: Banco de dados - Canva

Vou reunir neste post todas as dicas que eu tiver e encontrar por aí. Então fica sempre de olho e se quiser contribuir, só escrever a sua dica na caixinha de comentários (que será moderada e não tolerarei links para sites que sejam apenas propagandas gratuitas). 

Vamos lá?


Linhas

Você pode usar qualquer tipo de linha de crochê ou tamanho a depender do propósito do seu amigurumi. Mas a escolha da linha vai influenciar no tamanho final do seu produto. Uma bolinha que seja feita com linha Anne e agulha 2mm vai ser menor do que outra bolinha feita com linha Amigurumi com agulha 3mm. Para começar, sugiro que você use linhas de cores claras para observar o pontos e faça seu tecido em um lugar de com boa iluminação. 

Se uma receita indicar uma determinada linha que você não encontra na sua cidade, e pedir pela internet não é uma opção para você, procure a referência da linha recomendada (veja o TEX) e compre aquela que mais se aproximar daquela marca que a receita indica. O TEX é o número de gramas a cada 1000m de fio, ou seja, ele indica a espessura do frio. Exemplo: o fio diamante baby da Círculo possui TEX 285, enquanto o fio premier também da Círculo tem TEX 353, apesar de ambas serem feitas de 100% acrílico, o premier é mais grosso que o diamante baby, e mesmo que seu amigurumi seja feito com a mesma agulha, eles terão tamanhos diferentes. 


Aumentar seu amigurumi

Se você quiser aumentar o seu amigurumi, não tente alterar a receita que você vai seguir, porque virar uma catástrofe e você desanimar de fazer seu lindo projeto. A dica é troque o fio por um de TEX maior, ou duplique o fio na agulha, pegando o fio do meio do novelo e o da ponta, e use uma agulha maior daquela que você está utilizando para que os fios não escapem a medida que você for tecendo. Um exemplo para observar é que a linha Amigurumi da Cìrculo tem TEX 492, enquanto a a versão Amigurumi MAX tem TEX  1181. Apenas trocando as linhas, você vai aumentar seu projeto em 40%, ou seja, um bichinho de 30 cm feito com a linha Amigurumi ficará com 42cm se feito com a linha Amigurumi Max.


Agulhas

Para seu estojo de agulhas de crochê eu sugiro você comprar mais de uma agulha, mesmo que do mesmo tamanho, para variar a pegada do dedo na agulha para "relaxar" a musculatura, que pode ficar bem dolorida depois de um dia crochetando. Teste várias até encontrar aquela que adapta à sua mão.  

Agulhas de crochê de 3mm Círculo, kit e sem marca definida
Agulhas de crochê de 3mm de diferente fabricantes.



Lidando com o novelo

Ao invés de você ficar correndo atrás do novelo pela casa a medida que ele vai desenrolando conforme você vai tecendo, ou tendo que disputá-lo com seu gato, porque você pegou a ponta solta do novelo, corte o plástico de proteção no meio e busque a ponta interna do novelo, assim, o novelo fica protegido e seu armário fica organizado.

Novelo Amigurumi Círculo
Puxe a ponta interna e fique com seu novelo organizado.


Receitas

Para começar, ou sempre se você quiser, você vai precisar de seguir receita para fazer o seu amigurumi. A dica principal é: pesquise, muito! Você vai sempre achar uma receita gratuita de algo que você quer fazer, que você pode seguir a risca ou modificar para ficar do seu jeitinho. Procure por receitas em inglês também (use free pattern como palavra chave na busca), basta traduzir o nome dos pontos, neste post tem os principais pontos em português e inglês para te ajudar.

Além do Google, busque em vídeos do Youtube. Vou trazer para o blog as receitas de amigurumis que eu tiver testado e forem gratuitas para reunir tudo num só local.

Para catalogar o que você encontrar, sugiro abrir uma conta no Pinterest. Eu mesma já estou com uma pasta LOTADA de receitas gratuitas. Boa sorte na sua busca.


Treine!

Só a prática leva à excelência. Treine muito, treine bastante. Só assim você vai conhecer seus pontos, a tensão do tecido que você vai fazer, porque isso tudo vai influenciar no seu projeto final. Um bom projeto para você treinar os pontos básicos para seu amigurumi é fazer as bolinhas. Quando você estiver craque, e ainda quiser ajudar um lindo projeto, faça polvinhos para doar para o Projeto Octo Brasil.

Dicas para fazer seu Amigurumi
Salve esse pin em seu Pinterest.


Postar um comentário

0 Comentários